Seja bem-vindo
São José dos Pinhais,07/08/2025

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Dr. Paulo Mota

    CELEPAR

    A VENDA DO CORAÇÃO DIGITAL DO PARANÁ


    CELEPAR

     

    CELEPAR: A Venda do Coração Digital do Paraná.

    Por:PAULO EDUARDO MOTA.

      

    No cerneda estrutura do Estado do Paraná, quem irá guardar nossas informações?

    Em  tempos digitais, governar é também gerir dados — com segurança, transparência esoberania. Nesse contexto, a Companhia de Tecnologia da Informação eComunicação do Paraná (CELEPAR) representa muito mais do que uma empresaestatal: é o cérebro digital do Estado do Paraná. E, agora, está na mira daprivatização.

    Fundadaem 1964, a CELEPAR é a primeira empresa pública de tecnologia da informação doBrasil. Há 60 anos, ela conduz a transformação digital do serviço públicoparanaense com excelência reconhecida nacionalmente. Mas sua importânciatranscende a inovação: ela é responsável por operar os sistemas e bases dedados das principais secretarias do governo estadual, incluindo áreas sensíveiscomo a Saúde, a Fazenda, a Educação — e, com especial preocupação, a Segurança  Pública.

    Privatizar  essa estrutura é, portanto, uma proposta que exige reflexão profunda. Afinal, aquem interessa entregar o controle de informações estratégicas do Estado a umagente privado?

    O risco jurídico: a LGPD e aproteção dos dados públicos 

    Aproposta de privatização confronta diretamente a Lei Geral de Proteção de Dados(Lei nº13.709/2018). Essa legislação estabelece diretrizes rigorosas para otratamento de dados pelo setor público, exigindo segurança, governança eresponsabilidade sobre as informações dos cidadãos.



    LEIA TAMBÉM

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.